Inspire-se com a Coleção Movie Star

06/06/2019 Dicas comentarios
472 visualizações

Ao longo das décadas, o cinema tem sido grande fonte de inspiração para a moda, e as musas dos filmes são referência para a coleção Movie Star. Na coleção, as tendências de décadas passadas aparecem repaginadas, com propostas que prometem deixar o seu inverno mais sofisticado e trendy. Entenda um pouco mais sobre a moda de cada década, os filmes que foram sucesso e inspire-se nas Movie Stars para enriquecer ainda mais o seu estilo.

40

Principais tendências: Calças de alfaiataria, blusas, camisas sociais, tailleur, lenços, trench-coat, tons fechados

Parte da década de 1940 foi marcada pela guerra, que se estendeu até 1945. Com isso, homens e mulheres tinham que se esforçar para racionar. A moda não tinha como não sentir os reflexos de um período de escassez e de necessidade de reconstrução. A mulher avançava cada dia mais no mercado de trabalho e acabou assumindo uma forma mais utilitária de se vestir, com uniformes de trabalho tornando-se cada vez mais comuns no dia a dia. Com a entrada da força de trabalho feminino nas fábricas, o uso da calça comprida se tornava necessária, até mesmo por uma questão de segurança. Com o tempo, as calças começaram a ser introduzidas no cotidiano das mulheres não mais apenas para o uso no trabalho, mas também em outros ambientes. Para complementar as produções, se tornava necessária a criação de blusas, camisas, tailleur e peças mais pesadas como o trench-coat. Durante o período, três grandes Movie Stars se destacaram: Ingrid Bergman, Rita Hayworth e Lauren Bacall. Ainda neste cenário e ao longo da década de 1940, os grandes estúdios acabavam investindo em musicais, que eram as atrações principais, não raro, as canções lideravam o topo das músicas mais pedidas. O cinema da época produziu filmes memoráveis, entre eles: Gilda, Casablanca e A Beira do Abismo.

 anos 40

______________________________________________________________________________________________________________ 

50

Principais tendências: Saias e vestidos rodados, hot pants, calça cigarrete, poás, xadrez vichy, tons pastéis, Plissados, Pregasgola laço

Com o fim da segunda guerra mundial, a prosperidade voltou a se instalar. Os anos 50 ficaram conhecidos como “anos dourados” e a moda sofreu mais uma revolução, repleta de novidades, cheia de romantismo, feminilidade e uma certa ostentação. As mulheres da época transformaram a década em uma era de muito glamour e sofisticação. As peças chaves dos guarda-roupas eram: saias e vestidos rodados de comprimento midi e cintura marcada, calças cigarrete, blusas e camisas com gola laçolenços e modelagens como decote tomara que caia e decote ombro a ombro. Na década de 50 surgiram também algumas estampas que são tendência até hoje, como por exemplo: poás, xadrez vichy, pied de poule e listras. Nos tempos atuais podemos observar as marcas de moda buscando referências nesta década e apresentando-as em versões repaginadas. E não há como falar dos anos 50 sem referenciar as estrelas de cinema da época, três das Movie Stars mais amadas foram: Grace Kelly, Audrey Hepburn e Marilyn Monroe. Os anos 50 foram cenário de alguns dos melhores filmes já produzidos, considerados verdadeiras obras primas. Alguns filmes que se destacaram foram: Janela Indiscreta, Quanto mais Quente melhor e Sabrina.

 

anos 50

______________________________________________________________________________________________________________   

60

Principais tendências: Minissaia, vestido trapézio ou em linha reta, gola peter pan, estampas geométricas, tons metálicos e cores vivas

Os anos 60 foram marcados por uma quebra de paradigmas na sociedade, os jovens lutavam para encontrar a sua voz e o reflexo desse comportamento resultou em uma moda bastante eclética. A década de 1960 trouxe também liberdade de escolha para a mulher, que se desprendeu dos padrões pré-estabelecidos em décadas anteriores. Pela primeira vez, a moda se tornou um instrumento de atitude e comportamento. As linhas retas e as modelagens simples passaram a tomar o lugar das peças super femininas e elaboradas. A sede pelo novo e pelo diferente foi uma forte característica dessa década, por isso, os estilistas tinham que se esforçar para lançar novidades constantemente. Foi na década de 60 que surgiu o chemisier (vestido camisa) como o conhecemos hoje, a minissaia, os mantôs (casacos tipo capa) e a técnica de tingimento tie dye. Um dos visuais mais característicos nos anos 60 é o vestido tubinho curto, em linha reta, usado com botas brancas. No cenário cultural, os anos 60 viveram um período criativo e revolucionário. Filmes como Psicose, 007 Contra Goldfinger e Bonequinha de Luxo tiveram bastante destaque. Três das Movie Stars que marcaram os anos 60 foram: Mia Farrow, Brigitte Bardot e Julie Andrews.

anos 60

______________________________________________________________________________________________________________

70

Principais tendências: Calça boca de sino, coletes, camisasestampas florais e psicodélicas, babados, franjas, lenços

A década de 1970 foi uma das que mais contribuíram para o mundo da moda. Viajar o mundo era mais fácil do que nunca e assim a moda estava sentindo a influência internacional de um mundo que via o estilo além das fronteiras. A década foi tão marcante que até os dias atuais, estilistas buscam referências e inspirações, resgatando tendências que fizeram sucesso. Nos anos de 1970, homens e mulheres passaram a explorar visuais mais ousados, com muita cor e estampas, além de um grande número de acessórios. As peças que mais fizeram sucesso foram as saias, principalmente as longas, os vestidos fluidos, as calças boca de sino, as batas indianas, os coletes, os sapatos plataforma, além de estampas e padronagens psicodélicas e florais. Outra tendência muito marcante da época foram as faixas, lenços e bandanas amarradas na cabeça. O cinema da época contribuiu com filmes incríveis, muitos viraram clássicos e são usados como referência da sétima arte até os dias atuais. Alguns dos filmes que mais se destacaram foram: Laranja Mecânica, O Poderoso Chefão e Os Embalos de Sábado à Noite. Diane Keaton, Jane Fonda e Sigourney Weaver foram três das as principais Movie Stars da época.

anos 70

____________________________________________________________________________________________________________

80

Principais Tendências: Blazer com ombreiras grandes, camisa xadrez, legging colorida, cores neon, animal print

Os anos 80 marcaram toda uma geração, a moda foi tão expressiva que algumas tendências da época ainda são usadas. Os dois movimentos principais que influenciaram as roupas dos anos 80 foram a disco e a cultura do rock & roll, que veio com força total. A moda dos anos 80 ficou conhecida como New Wave (nova onda) representada por cores vibrantes em peças bastante ousadas. No guarda-roupa das fashionistas da época não podia faltar: blazer com ombreiras marcantes, calças do tipo: baggy, fuseau, pantalona, bailarina, legging colorida, jeans de cintura alta, jardineira, colete, polainas, blusas com manga morcego, peças com estampa animal print (quanto mais estilizada e colorida, melhor), macacões largos e coloridos, jaquetas de couro, bandanas e camisa xadrez. Outra característica marcante dos anos 80 foi o culto ao corpo, as academias viraram febre e com isso a moda fitness começou a fazer muito sucesso, foi o auge dos bodies, tênis e polainas. Dentro do contexto cultural da época, o cinema teve grande destaque, gêneros como drama, comédia e terror tomaram conta das telas nos anos 80. Três das Movie Stars que brilharam nos anos 80 foram Meg Ryan, Winona Ryder e Melanie Griffith. Nos cinemas, três filmes que deixaram a sua marca foram: E.T. O Extraterrestre, Uma Secretária de Futuro e Harry e Sally, Feitos um Para o Outro.

 anos 80

____________________________________________________________________________________________________________

90

Principais tendências: Camisa Jeans, Xadrez Buffalo, transparências, jeans de cintura alta, pochetes, cores neutras

Depois de uma década de exageros, em um cenário mais amplo, os anos de 1990 foram marcados por tendências mais minimalistas. Esta foi uma década que valorizou a diversidade de estilos, garantindo que todos vivessem em harmonia e com respeito mútuo. Lançou-se tendências para atender consumidores de todos os tipos e para todas as ocasiões. Desde o street style até o grunge. Com a valorização da liberdade de expressão, as pessoas começavam a criar um estilo próprio e as roupas se tornaram uma maneira de expressar o seu humor e a sua visão de vida. Nos anos 90, alguns elementos de décadas passadas sofreram releituras sendo reapresentadas em mais de uma versão, como por exemplo, saias curtas e longas, calças justas e largasblusas e mini blusas, todas as versões estavam em alta. Neste sentido, a moda acabou se tornando mais democrática, por exemplo, uma loja poderia vender a mesma camisa jeans para uma criança ou para um idoso. Entre os jovens continuavam a se fortalecer os estilos punk, grunge e hip-hop. No cinema, tanto os filmes clássicos quantos os pop faziam sucesso, a palavra de ordem era diversidade. Filmes como O Silêncio dos Inocentes, Uma Linda Mulher e Thelma e Louise se tornaram ícones. As três Movie Stars que escolhemos para representar os anos 90 são: Julia Roberts, Alicia Silverstone e Susan Sarandon.  

anos 90

 

____________________________________________________________________________________________________________

 

Comentários