Moda Sustentável e Consumo Consciente

Data da postagem 17/10/2018 Categoria da postagem Dicas Comentários comentarios
visualizações
5.243 visualizações

Nunca se falou tanto em consumo consciente e sustentabilidade quanto nos tempos atuais. Mas você sabe o que isso significa? Quando se fala em consumir “moda consciente”, por exemplo, isso não quer dizer apenas comprar produtos taxados como sustentáveis ou eco-friendly. A questão vai muito além. As pessoas entenderam que tem uma responsabilidade não só como consumidores, mas também como protagonistas sociais.

floresta

Quando se paga um valor muito baixo por uma peça de roupa, temos consciência de que este provavelmente não é o valor justo a se pagar por um item de moda, o mesmo acontece quando se compra um calçado sabendo das questões socioambientais envolvidas no processo de produção. Cada vez mais as pessoas querem saber o que estão comprando, não só a origem da matéria-prima, mas também quem as fabricou, sob quais condições e como aquele produto chegou até o mercado.

eco frindly loja

No Brasil e no mundo, existem empresas que levam em conta estes critérios, são empresas sérias e comprometidas com a causa sustentável e humana, que optam por usar matéria-prima que não causa impacto ambiental, que reciclam o seu lixo e que não poluem o meio ambiente, além disso, pagam um preço justo pela produção dos seus produtos.

pregar botao na roupa

Muitas vezes os itens fabricados por estas empresas podem ter um valor um pouco mais elevado com relação ao mercado, mas é preciso levar em conta que, além de ter uma maior durabilidade, estes são produtos de valor, pois teve-se um cuidado global, desde a sua criação até o produto final.

bazar entre amigas

Sustentabilidade não é só uma questão de consumo, mas também de atitude. Prova disso é o movimento Slow Fashion, que surgiu como uma alternativa socioambiental mais sustentável no mundo da moda. Algumas das características principais do movimento Slow Fashion são: a prática de preços reais, a valorização de recursos locais, a transparência sobre a origem dos produtos, a redefinição da moda como uma escolha pessoal e a opção por itens de moda com design clássico. Além disso, incentiva-se a prática de remendo, troca e customização de roupas, prolongando a sua vida útil.

customizacao de roupas e calcados

Tanto na moda quanto nos itens de consumo em geral, percebe-se que este movimento de consciência e sustentabilidade é um caminho sem volta, o que é ótimo, pois fazendo escolhas mais conscientes no nosso dia a dia, temos a chance de tornar o mundo um lugar mais justo para todos nós.

doacao de roupas

Ofertas especiais

Comentários

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.