Porque Os tecidos Feitos com Fibras Naturais Encolhem?

13/07/2017 Dicas comentarios
3.828 visualizações

Uma das melhores características das roupas produzidas com fibras naturais, como algodão, é o toque macio. Porém, junto com a maciez, o algodão traz consigo um leve encolhimento quando as roupas são lavadas ou secas em temperatura alta. O fator que determina este encolhimento, provém da produção do fio do algodão, processos em que o fio do algodão é submetido à várias etapas que esticam e “estressam” as fibras, deixando o fio tensionado, ou seja, ao comprar uma peça de roupa produzida em algodão, estamos comprando uma roupa “sob tensão”.

porque o algodao encolhe

O mesmo encolhimento também ocorre em outros tecidos naturais, como o linho e a lã, e alguns artificiais, como viscose e rayon, feitos de celulose. Além da tensão ao qual o tecido é submetido em sua produção, o uso diário da roupa também tenciona o tecido, pelo fato de que vai se moldando ao corpo de cada pessoa, e vai modificando a conformação interna, já ao ser lavada e seca, a roupa encolhe devido ao retorno à memória física original.

fibras de algodao encolhem

Então ao colocar a peça na máquina de lavar, os movimentos da lavagem “relaxam” as fibras, deixando a peça no seu tamanho natural. Para minimizar esses efeitos, a Principessa investe em processos produtivos que contemplam lavagens e compressões em máquinas especiais, que asseguram um menor encolhimento antes de serem lavados de forma doméstica. Infelizmente, esses processos não garantem 100% de eficiência, mas garantem que o pouco encolhimento que ocorrer está previsto nas regras classificadoras de qualidade da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

algodao encolhe

Em tecidos semi-sintéticos ou mistos com algodão, o encolhimento ocorre em menor proporção. A única forma de não haver encolhimento em roupas, é optar por peças de composição sintética, como o poliéster ou o nylon, porém estas peças não proporcionam o mesmo conforto e maciez que a fibra natural. Geralmente, os fatores que mais danificam as fibras, e que contraem as tramas ocorrendo assim o encolhimento, é o uso de água quente, o uso excessivo de produtos químicos, como alvejante e amaciante, e também quando submetida à temperatura alta em secadoras.

tecido de algodao encolhe pouco

As melhores dicas para evitar o encolhimento e garantir que suas roupas fiquem com cara de novas por muito mais tempo são:

  • Siga as instruções da etiqueta de lavagem, geralmente fixada na parte interna das roupas;
  • Lave suas roupas com água fria e sabão neutro;
  • Evite usar produtos químicos;
  • Se usar algum produto químico, primeiramente dilua completamente na água e após mergulhe a peça;
  • Evite o uso de secadora, procure secar suas roupas à sombra.
Comentários